4 dicas de relacionamento para melhorar a vida a dois

Estamos bem cientes de que a vida em casal não é sempre um mar de rosas, devido quase sempre à nossa natureza emocional. A maior parte dos conflitos entre o casal leva a um desencadeamento de sentimentos de insegurança, angústia, frustração, dúvida, e até ódio e rancor. Para fugir desse vício, que atrapalha qualquer relação, separamos 4 dicas de relacionamento que te ajudarão a lidar melhor com a vida a dois e a entender os conflitos sob uma nova perspectiva.dicas de relacionamento amoroso

1. Conheça-se e questione-se

Durante uma briga, é normal agirmos como crianças, de modo totalmente irracional e egoísta, fato que já foi apontado e demonstrado por muitos psiquiatras e psicólogos.

Nesses momentos, portanto, é importante realizar um autoquestionamento sobre o que você está sentindo e sobre como você irá agir frente a isso, não se esquecendo de que o seu parceiro também é uma pessoa com sentimentos e pensamentos diferentes dos seus. O que pode parecer óbvio para você pode não ser para ele, e vice-versa. O diálogo é importante para gerar o entendimento, e os gritos e atos mesquinhos (como xingar o outro ou apontar erros passados) nunca levarão a lugar algum.

2. Identifique os padrões e quebre-os

Uma vez que percebemos nossos hábitos e reações frente a situações de conflito, é possível quebrá-los para tornar as discussões mais leves e proveitosas. Por exemplo, podemos citar alguns comportamentos não saudáveis que homens e mulheres podem apresentar:

  • Guardar rancor e despejá-lo durante a discussão, mesmo que não tenha relação direta com o assunto discutido.
  • Descontar a sua insegurança consigo mesmo em forma de ciúmes ou desacreditando o amor do outro.
  • Descontar o estresse e a raiva com outras situações no seu parceiro, iniciando uma discussão não necessária.

Os exemplos são infinitos.

É verdade que ninguém pode escolher o que sente, mas podemos muito bem escolher como lidar com a situação. Saber como agir em situações de conflito e discussão tornará toda a sua vida social mais fácil, uma vez que você poderá levar esse conhecimento para seus outros relacionamentos, sendo esta uma das melhores dicas de relacionamento.

Se você puder prestar atenção aos seus atos cotidianos, identificar e evitar atitudes como estas certamente estará contribuindo de forma positiva para o futuro da relação.

3. Fujas das expectativas e da idealização do outro

Somos muito pautados pela idealização da sociedade em torno do amor romântico. No entanto, quando passamos a compartilhar a vida com outra pessoa, percebemos que a intimidade e todos os momentos bons também terão seu lado ruim.

Construir a sua felicidade e sua própria definição de amor pode ajudar a terminar com as expectativas que temos em relação ao outro e à própria relação. Quando isso acontecer, você irá apreciar muito mais cada detalhe do seu companheiro.

4.    Se tornar uma pessoa mais empática

Lidar com uma pessoa inteiramente diferente de você todos os dias, convivendo sob o mesmo teto, é desafiador, e por isso é preciso paciência, compreensão e empatia durante todos os momentos do dia. Mas nem sempre estamos nos sentindo tão empáticos, não é mesmo?

Por isso, é bom praticar a empatia quando estamos nos sentindo bem, e evitar ter discussões após um dia difícil.

Leve essas dicas de relacionamento para seu dia a dia e construa um relacionamento mais saudável e duradouro, baseado no amor e na cumplicidade.

Add Comment